sexta-feira, 27 de março de 2015

ENTREVISTA COM A BLOGUEIRA GRAZIELLI DE MORAES

Olá pessoal!

É com muito prazer que hoje trago para vocês a minha primeira entrevista aqui do blog. Essa entrevista foi realizada com a blogueira, que também é parceira aqui do blog, Grazielli de Moraes. Eu adorei fazer essa entrevista e gostei muito das respostas dela. Espero que vocês também gostem.

Então vamos a entrevista:


Vinícius: Para começar, eu gostaria que você se apresentasse para os leitores.

Grazielli: Sou Grazielli ou Grazi para os mais próximos, tenho 25 anos, vim de uma família de classe média, fui adotada pela minha vó, e via muitos “problemas familiares” acontecerem, motivo este que me fez criar um apego pelos livros e pela leitura, como forma de refúgio, viagem a outros lugares, conhecer outras pessoas, enfim.

Sou bibliotecária e amo disseminar a leitura, a cultura e a literatura. Acredito fazer isso de forma plausível, já que além do blog tenho dois projetos sociais com esse mesmo foco.

Sou casada, não tenho filhos (a não ser meus livros e filhos “adotivos” de coração).

Quem me conhece me acha batalhadora, lutadora e bondosa, mais apenas retribuo para o mundo o que ele me dá todos os dias.

Enfim, entre no blog, em minhas redes sociais e descubra um pouco mais sobre mim ^.^.


1- Você já trabalhou como escritora/autora ou já teve vontade de trabalhar como tal?

Nunca trabalhei como escritora (profissionalmente falando) mais tenho vontade, afinal, sempre adorei fazer redações, criar historinhas com as minhas bonecas, escrevi um livro na casa da minha vó (em máquina de escrever ainda – lembro-me que o título era “A FeliZCidade”, no entanto emprestei e nunca mais devolveram).

Além disso, escrevo em alguns blogs além do Faces de Uma Capa.

2- Qual seria o emprego dos seus sonhos?

Como costumo dizer, o emprego dos seus sonhos é aquele que você faz com amor. Pra mim essa é a essência da vida, se fazemos as coisas com amor tudo se torna mais prazeroso.

3- Qual a importância que você acha que a literatura tem para o mundo?

Acredito que a literatura tem um poder de transformação para o mundo e para a sociedade, afinal através dela, vemos uma sociedade menos alienada, menos influenciável, mais culta, mais tomadora de opiniões, e mais que tudo isso, mais ciente de suas ações e das ações do próximo.

4- Qual a sua visão sobre a literatura nacional nos dias de hoje? Há bons autores? Ela é valorizada no país?

Infelizmente a literatura nacional ainda tem pouquíssimo espaço, o que muito me entristece, afinal, se der uma vasculhada em meu blog, verá que resenho muitos livros nacionais e entrevisto vários autores também nacionais, e posso afirmar com todas as letras que a literatura nacional é tão rica quanto a internacional.

Existem excelentes histórias, excelentes autores, no entanto ainda não é valorizada o quanto merece.

É só você fazer um levantamento básico, pergunte a alguém quem escreveu “Jogos vorazes” (milhões de pessoas responderá), agora pergunte quem escreveu “O reino das vozes que não se calam” e verá que esse número cai absurdamente. E isso é muito triste, afinal ambos as literaturas são boas e tem suas qualidades.

5- Você acha que as editoras nacionais valorizam a literatura Brasileira?

Torno a responder que infelizmente não.

A pouquíssimo tempo que a literatura nacional está tomando espaço nas editoras, mais esse número ainda é irrisório.

6- Qual o seu livro ou saga favorito(a)?

Todos os que li foram úteis de alguma maneira em minha vida. Então não tenho um em específico.

7- Qual seu autor(a) favorito?

Devo dizer que agradeço imensamente aos autores que escreveram os tantos livros que eu já li, e os que indiquei pra leitura.

Mais vou puxar sardinha aos meus parceiros, que tem se mostrado pessoas mais que especiais em minha vida!

8- Você gostaria de trabalhar em uma editora? Ou em alguma revista? Se sim, em qual ou quais?

Gostaria sim, tanto pela experiência, quanto pela oportunidade de conhecer pessoas novas e experiências novas.

9- Se você pudesse viver na história de um livro, qual seria? E em qual você não gostaria de viver de jeito nenhum?

Pra ser bem sincera, eu quando leio, sinto-me vivenciando um pouquinho de cada história, e isso já me basta.

10- Para finalizar, existe algum personagem com o qual você se ache parecida?

Olha pra ser bem sincera me identifico com várias personagens, assim como também sonho em ser várias delas. Mais prefiro não mencionar uma apenas, já que essa mistura de várias me torna a protagonista de uma história de vida maravilhosa, e essa personagem se chama Grazielli.

Mais de qualquer forma, não nego que algumas passaram em minha cabeça ao ler essa pergunta!

Vinícius: Agora vamos falar um pouco sobre o seu blog.

11- Quanto tempo o blog tem de existência? Foi seu primeiro blog ou você já teve outros?

O blog existe desde 2010, no entanto seu início oficial foi em Janeiro de 2014, momento esse que tive mais tempo pra me dedicar.

12- Como surgiu a ideia para o blog?

Inicialmente surgiu como um “diário” onde eu escrevia alguns textos falando da minha vida e de meus sentimentos, com o decorrer do tempo resolvi ir para o lado da divulgação e disseminação da leitura e da literatura, o que me faz muito feliz.

13- Defina em uma frase o que o blog representa na sua vida.

O Faces de Uma Capa pra mim é uma válvula de escape para a vida, uma realização pessoal e uma maneira que encontrei para me encontrar.

14- O seu blog se limita a postagens sobre livros ou você costuma abrir espaço para outros temas?

Grande parte das postagens são relacionadas à livros, a autores, no entanto abro algumas exceções.

15- Você já fez algum post sobre livros nacionais? Se não, por quê? Se sim, qual a importância dele(s) para o seu blog?

Grande parte dos posts do meu blog estão relacionados a livros nacionais, inclusive tenho uma coluna chamada “Entrevistas” que faço entrevistas com autores nacionais e ainda uma outra coluna chamada “Encontro Marcado”, espaço reservado a autores nacionais para gravar vídeo sobre sua vida literária e suas obras.

16- Qual a importância que você acha que seu blog tem para a literatura?

Acredito piamente que os blogs atualmente tem uma função primordial para a literatura, tanto no que se refere à disseminação da leitura, quanto na promoção desta.

O Faces de Uma Capa, a meu ver não é diferente, no entanto, por eu autora e criadora ser bibliotecária, acredito que tem um conteúdo diferenciado e realiza esse papel de forma imparcial e com técnica, apesar que já vi muitos blogs realizando tal papel com excelência.


E então, o que acharam?

Espero que tenham gostado, pois essa não será a última entrevista aqui do blog. Quero agradecer do fundo do meu coração a Grazi por ter disponibilizado parte de seu tempo para realizar essa entrevista. Quero agradece-la também pela parceria que ela se disponibilizou a fazer comigo. Assim, obrigado Grazi por estar sendo essa pessoa super fofa comigo.

Por hoje é só galerinha. Fiquem de olho nas novidades aqui do blog, e lembrem-se de visitar e ficar de olho no blog da Grazi, o "FACES DE UMA CAPA". Espero vocês no próximo post, e lhes desejo tudo de bom!

Um grande abraço para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário