terça-feira, 26 de maio de 2015

RESENHA DO LIVRO "AS VIRGENS SUICIDAS" DE JEFFREY EUGENIDES

Olá meus queridos leitores.

É com muito prazer que trago para vocês no dia de hoje a resenha do mais recente livro que Li: AS VIRGENS SUICIDAS.

Existe um filme baseado no livro ao qual eu também assisti.

Espero que gostem!


SINOPSE: Num típico subúrbio dos Estados Unidos nos anos 1970, cinco irmãs adolescentes se matam em sequência e sem motivo plausível. A tragédia, ocorrida no seio de uma família que, em oposição aos efeitos já perceptíveis da revolução sexual, vive sob severas restrições morais e religiosas, é narrada pela voz coletiva e fascinada de um grupo de garotos da vizinhança. O coro lírico que então se forma ajuda a dar um tom sui generis a esta fábula da inocência perdida. Adaptado ao cinema por Sofia Coppola, publicado em 34 idiomas e agora em nova tradução, o livro de estreia de Jeffrey Eugenides logo se tornou um cult da literatura norte-americana contemporânea. Não por acaso: essa obra de beleza estranha e arrebatadora, definida pela crítica Michiko Kakutani como “pequena e poderosa ópera no formato inesperado de romance”, revela-se ainda hoje em toda a sua atualidade.

O que falar desta obra? Posso dizer que é um livro excelente. Com certeza tem uma das melhores histórias que já li. E foi um tipo de leitura completamente nova para mim.

Mas por quê nova? Simplesmente porque foi o livro mais melancólico e triste que já vi na vida. Talvez seja a história mais triste que eu já tenha acompanhado. E sabe por quê? Porque desde o começo você sabe que todas as personagens vão morrer. E você acompanha a história, e se afeiçoa a elas, e torce por elas, mas você sabe que não importa o quanto você torça ou se iluda, no fim elas morrerão.

O livro é narrado pelos garotos da vizinhança, que não são mais garotos. Eles cresceram e nunca entenderam o que se passou com as irmãs Lisbon, e por isso eles começam a analisar os fatos da época para tentarem entender o que as levaram a cometer tal atitude. Ao longo dos anos os garotos reuniram várias provas, objetos que pertenceram as garotas ou que estavam relacionados com a vida delas de alguma forma, e remontando os fatos daquela época tentam chegar a uma solução para o grande mistério de por quê as irmãs se mataram?


As meninas são descritas como sendo lindas iguais aos anjos. Os garotos as admiravam, eram fascinados por elas. A fascinação e a paixão dos garotos pelas irmãs são talvez a coisa mais interessante do livro.

A vida delas é relatada desde pouco antes da morte da primeira, Cecília, 13 anos, até depois da morte da última e de como isso afetou os garotos.

Mas qual é o ponto central da história? Eu diria que é o mistério de "Por quê as garotas cometeram tal atitude?"

Os pais das garotas eram muito conservadores e davam pouca liberdade a elas. A morte de Cecília foi uma verdadeira tragédia. A meu ver não há um motivo específico para o suicídio da garota. Por quê alguém comete um suicídio? Essa pergunta cabe a morte de Cecília. Ela era uma garota triste, um tanto enigmática, e que não era feliz com a vida. Uma adolescente, que assim como todo adolescente fica perdida, sem entender a própria vida ou o valor dela, e que acabou encontrando na morte a solução para seus problemas. 

 

A morte das demais garotas não foi como a de Cecília, culpa da adolescência. A meu ver a maior culpa foi da mãe, depois do pai, da vizinhança e de todos. 

Após a morte de Cecília, os pais das garotas se recolheram em casa. Já não cozinhavam, as meninas ficaram largadas, a casa começou a cair aos pedaços. A vizinhança olhava para elas como se fossem aberrações, seres de outro mundo. Tudo isso sufocou as meninas, até elas chegarem ao ponto do suicídio.

O pai era mais liberal, e tentou agradar as filhas, liberando-as para irem ao baile acompanhadas de alguns meninos. Elas ficaram muito felizes. Mas durou pouco. Circunstâncias no baile acarretaram na revolta da mãe, que castigou as meninas prendendo-as ainda mais, sufocando-as ainda mais, levando-as para mais perto da morte.



O acompanhante de Lux, 14 anos, agiu com ela como um cafajeste, o que provavelmente contribuiu para o desgosto das irmãs.

Enfim, tudo desde os pais passando pela vizinhança até os colegas de escola levaram as garotas a cometerem o ato de desespero.

Uma coisa muito interessante do livro é que apesar da história ser sobre as Meninas Lisbon, o enredo não gira em torno apenas delas. Temos acesso aos pontos de vista de cada um dos meninos, seus sentimentos, pensamentos, desejos... Cada pessoa da vizinhança tinha uma teoria sobre o por quê das irmãs terem se matado e até teorias médicas surgiram.

O QUE PENSAR DO LIVRO

As virgens suicidas é um livro de drama, que relata uma história triste, porém muito interessante. O fato de ser um livro triste não o torna uma obra ruim.

Um grande problema desse livro é a quantidade de detalhes. Cada descrição é minuciosa, rica em detalhes e aspectos, e em alguns momentos você até se perde e esquece do foco principal.

O QUE AMEI:

O final do livro. Os garotos percebem que sempre amaram as meninas, e que elas nunca saíram de seus corações. Elas podem ter morrido, mas jamais foram esquecidas, pois estarão eternamente vivas na mente deles. 

O QUE ODIEI: 

A falta de esperança. Você lê o livro sabendo do destino fatal das personagens, e quanto mais você se aproxima do final, mais perto da morte delas você fica, e por mais que você deseje que elas não morram... Isso inevitavelmente acontecerá!

O fato de que se os garotos tivessem criado coragem para procurar as meninas, se tivessem tentando ajudá-las antes, elas poderiam ter sobrevivido, teria havido esperança para elas.

AVALIAÇÃO

O livro é muito bom, bem escrito, e possui uma excelente história.

NOTA 8,0.

  
   

4 comentários:

  1. Não conhecia muito sobre o livro e sua resenha, ficou muito boa, quero muito ler o livro e o filme.

    Beijos:*
    Dani - http://www.escritasnachuva.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Dani. Fico feliz que tenha gostado. O seu blog eh lindo também.
      Um grande abraço!!!

      Excluir
  2. Gostei muito da sua resenha, terminei o livro hoje estreei meu blog falando sobre ele. Tive a mesma sensação de desesperança, e infelizmente muitas vezes a vida é assim não? Abs

    https://cultivandoferrugem.wordpress.com/2015/12/07/as-virgens-suicidas-jeffrey-eugenides/?preview=true&preview_id=56&preview_nonce=a21381211e&iframe=true

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da sua resenha, terminei o livro hoje estreei meu blog falando sobre ele. Tive a mesma sensação de desesperança, e infelizmente muitas vezes a vida é assim não? Abs

    https://cultivandoferrugem.wordpress.com/2015/12/07/as-virgens-suicidas-jeffrey-eugenides/?preview=true&preview_id=56&preview_nonce=a21381211e&iframe=true

    ResponderExcluir