sábado, 4 de abril de 2015

ENTREVISTA COM A BLOGUEIRA ROSÂNGELA ANGARTEN

Olá para todos! Hoje trago uma nova entrevista para vocês meus queridos leitores. A entrevistada de hoje é a Blogueira Rosângela Angarten, dona do blog CLÃ DAS SOMBRAS. A Rô é parceira aqui do blog, e além dessa entrevista muitos trabalhos virão em breve galerinha.  

Vamos a entrevista então:

VINÍCIUS: Olá Ró. Para começar, eu gostaria que você se apresentasse aos leitores.


ROSÂNGELA: Sou capricorniana, ou seja, sou persistente. São-paulina desde sempre. Apaixonada por livros e gatos. Aos poucos estou montando minha tão sonhada biblioteca. Mas a minha “gatoteca” já está completa, com meus onze amores. Amo rock n'roll, embora também ouça instrumental, ópera, e um pouco de MPB. Sou viciada em café (isso deve ser mal de todo leitor, né). 

Assisto a trilogia do Senhor dos Anéis pelo menos uma vez por mês. Embora ultimamente tenha trocado pelo O Hobbit, que já decorei todas as falas (algo extremamente útil num concurso público, ou quando preciso achar a bendita chave que não sei onde deixei kkkkk). Sou fã de Star Wars, Crônicas Vampirescas, Crônicas de Gelo e Fogo, Harry Potter, Jogos Vorazes e Irmandade da Adaga Negra. Leio quase de tudo (ainda não consigo ler romance de banca, me dão sono).

VINÍCIUS: Agora vamos as perguntas. Quanto tempo o blog tem de existência? Foi seu primeiro blog ou você já teve outros?

ROSÂNGELA: O Clã das Sombras tem um ano de existência e foi meu primeiro blog.

VINÍCIUS: Como surgiu a ideia para o blog?

ROSÂNGELA: Eu leio bastante, mas não tenho com quem falar sobre os livros. Meus amigos gostam de outras atividades e como já acompanhava vários blogs literários, pensei em fazer um para contar sobre o que estou lendo ou o que gostaria de ler. Porém, ele ganhou vida própria, kkkkk

VINÍCIUS: Defina em uma frase o que o blog representa na sua vida.

ROSÂNGELA: O blog foi o que me salvou da depressão e está me ajudando a lidar com a síndrome do pânico. Surpresa, né!!! Todos esperavam uma frase “fofa”. Mas essa é a verdade e o principal benefício que o blog me traz. Ele me ajuda, mais do que ajuda aos autores, blogueiros ou editoras.

VINÍCIUS: O seu blog se limita a postagens sobre livros ou você costuma abrir espaço para outros temas?

ROSÂNGELA: Sempre tem espaço para algo mais: exposições, filmes, lugares, música e curiosidades que acho legal compartilhar. Gosto de entrevistar autores e fazer projetos que envolvam nossa literatura. Como todos os blogs tem sorteios e divulgação de lançamentos..

VINÍCIUS: Você já fez algum post sobre livros nacionais? Se não, por quê? Se sim, qual a importância dele(s) para o seu blog?

ROSÂNGELA: Já, vários. Como disse noutra questão meu blog tomou vida própria. No começo só falava sobre os livros estrangeiros, pois eram os que eu comprava e que conhecia. Através do blog tive contato com muitos autores nacionais e me apaixonei ainda mais pela nossa literatura. Sempre gostei dos clássicos, mas os novos autores estão arrasando. Muitos são melhores do que autores aclamados só por serem estrangeiros. Nossos autores sempre terão espaço e prioridade no meu blog. Pois muitos deles apostaram no blog quando ainda estava começando. E esse voto de confiança é muito precioso para mim.

VINÍCIUS: Qual a importância que você acha que seu blog tem para a literatura? 

ROSÂNGELA: Puxa! Nunca pensei nele de forma assim tão abrangente. Acho que todos os blogs são importantes para a literatura. Cada um apresenta um novo autor, um novo livro, ou uma nova forma de ver o mesmo livro. E isso incentiva as pessoas a lerem e precisamos de mais leitores. Pois cada vez que o gosto pela leitura brota em alguém, a vontade de aprender mais também vem e assim a força para melhorar.

VINÍCIUS: Você já trabalhou como escritora/autora ou já teve vontade de trabalhar como tal?

ROSÂNGELA: Não consigo ver isso como uma profissão, está mais para uma paixão. Já escrevi fanfics no falecido Orkut e gostava muito. Hoje escrevo contos, mas apenas para mim. Comecei um livro, mas no ritmo que estou escrevendo ele só ficará pronto daqui a dez anos, kkkkkk Brincadeiras a parte. Parei um pouco de escrever quando comecei o blog. Passei a ler mais e me interessar por linguagem de programação (sim, em algum momento devo ter batido a minha cabeça com força em algum lugar! kkkkkkkk). Mas o blog precisava de mim e eu dele.

VINÍCIUS: Qual seria o emprego dos seus sonhos?

ROSÂNGELA: Aquele que eu pudesse passar o dia lendo livros.

VINÍCIUS: Qual a importância que você acha que a literatura tem para o mundo?

ROSÂNGELA: Mais do que a maioria das pessoas dá. Ler nos possibilita vivenciar outras realidades ou vivenciar a mesma situação por outro prisma. Isso melhora nossa forma de pensar, julgar e agir. Quando pensamos, julgamos melhor e agimos melhor pois queremos fazer as melhores escolhas. Ler nos abre a mente.

VINÍCIUS: Qual a sua visão sobre a literatura nacional nos dias de hoje? Há bons autores? Ela é valorizada no país?

ROSÂNGELA: Há autores maravilhosos na nossa literatura atual. Tenho o prazer de conhecer alguns e de ter lido vários. Mas infelizmente são pouco valorizados. Tanto pelo mercado editorial, que prefere os grandes “sucessos” estrangeiros, quanto pelo investimento do governo no desenvolvimento e projeção desses talentos. Isso sem mencionar o pouco que as pessoas leem neste país.

VINÍCIUS: Você acha que as editoras nacionais valorizam a literatura Brasileira?

ROSÂNGELA: Tem surgido muitas editoras que estão empenhadas em dar o devido destaque a nova literatura brasileira. E isso tem afetado as grandes editoras, que aparentemente tem aberto um pouco mais de espaço. Mas ainda falta muito para os autores terem a valorização que merecem.
Parece piada, mas já ouvi jovens dizendo que não gostam de literatura brasileira por ser muito chata. Daí perguntei, quais livros tinham lido. “Ah, aqueles do vestibular”. Mas e os novos autores? “Que novos autores?” Isso demonstra que ainda há muito chão para alavancar a literatura nacional atual. Mas o cenário já está muito melhor que há tempos atrás.

VINÍCIUS: Qual o seu livro ou saga favorito(a)?

ROSÂNGELA: Ai, escolher um seria injustiça com todos os outros. Mas vou escolher uma série que marcou minha adolescência e moldou muito do meu caráter: Série Darkover da Marion Zimmer Bradley

VINÍCIUS: Qual seu autor(a) favorito?

ROSÂNGELA: J. R. R. Tolkien. Ele criou o mundo no qual eu queria viver (de preferência como uma elfa, kkkkkkk)

VINÍCIUS: Você gostaria de trabalhar em uma editora? Ou em alguma revista? Se sim, em qual ou quais?

ROSÂNGELA: Acho que gostaria de trabalhar numa editora, não tenho uma específica. Mas deve ser muito gostoso ter contato com autores, ver o livro pela primeira vez, muitas vezes apenas o manuscrito. Sei que é meio utópico e a realidade é bem menos romântica. Mas ainda assim, acho que eu estaria no meu habitat natural.

VINÍCIUS: Se você pudesse viver na história de um livro, qual seria? E em qual você não gostaria de viver de jeito nenhum?

ROSÂNGELA: Bom, queria viver na Terra Média (em qualquer era), mas queria ser da raça dos elfos para poder acompanhar todas as transformações do mundo. Já a que eu não queria viver... Bom, passaria muito bem ficando longe de Westeros, kkkkkkkkk Apesar de amar os livros do George Martin, o mundo dele é muito cruel, tem muita dor e sofrimento (não muito diferente do nosso mundo real).

VINÍCIUS: Nessa história que você gostaria de viver, qual personagem você gostaria de assumir o lugar? Ou você gostaria de ser uma personagem diferente?

ROSÂNGELA: Não queria assumir o lugar de nenhum deles. Tolkien foi perfeito nos que ele criou. Gostaria de ser um novo personagem, mas de conhecer e interagir com os principais.

VINÍCIUS: Existe algum personagem com o qual você se ache parecida?

ROSÂNGELA: Nunca pensei nisso. Todo livro que leio sempre me identifico com algumas características dos personagens. Mas não teve um que eu dissesse “esse sou eu na literatura”.

VINÍCIUS: Para finalizar, qual a melhor experiência que o trabalho como blogueira lhe proporcionou?

ROSÂNGELA: Conhecer pessoas maravilhosas, tanto autores como blogueiros. Isso está sendo fantástico. Algumas já conheci pessoalmente, outras apenas pelas redes sociais. Mas já fazem parte da minha vida tanto ou mais que as pessoas fora do mundo literário.

VINÍCIUS: Gostaria de agradecer pela sua atenção e por ter sido tão gentil em participar da entrevista. Saiba que é um grande prazer e um privilégio ter essa oportunidade. Um grande abraço!

ROSÂNGELA: Eu que agradeço esta oportunidade e experiência que foi bem menos traumática do que pensei, kkkkkkk Parabéns e sucesso ao seu blog!!!


E então, o que acharam meus queridos leitores?
Eu gostei muito de realizar essa entrevista. A Rô está sendo uma pessoa muito gentil e nós estamos nos dando muito bem. Tenho pressentimento que nossa parceria será muito frutífera. Quero agradecer á você meu caro leitor, que sempre passa aqui para ver o que tem de novo. Eu escrevo para você, e agradeço pela sua atenção e tempo. Agradeço também a Rosângela por ter se disponibilizado a fazer a entrevista, foi um grande prazer realiza-lá.

No mais é isso, espero que tenham gostado, entrem no CLÃ DAS SOMBRAS para ver o que tem de novidade, e para ler outras entrevistas ou conhecer os outros parceiros do blog é só acessar a guia específica no topo da página.

Um grande abraço para todos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário