quinta-feira, 16 de abril de 2015

RESENHA - VELOZES E FURIOSOS 7


SINOPSE: Após os acontecimentos em Londres, Dom (Vin Diesel), Brian (Paul Walker), Letty (Michelle Rodriguez) e o resto da equipe tiveram a chance de voltar para os Estados Unidos e recomeçarem suas vidas. Mas a tranquilidade do grupo é destruída quando Ian Shaw (Jason Statham), um assassino profissional, quer vingança pela morte de seu irmão. Agora, a equipe tem que se reunir para impedir este novo vilão. Mas dessa vez, não é só sobre ser veloz. A luta é pela sobrevivência.

Olá galerinha. Hoje é dia de cinema aqui no blog, e por isso nós vamos falar de Velozes e Furiosos 7.

E o que falar desse filme?

Vamos começar dizendo que o filme continua como os anteriores: com muita ação, adrenalina, testosterona, explosões, porrada e tudo mais que marcou seus antecessores. Você pode estar se perguntando se esse filme supera o anterior em questão de ação e de cenas loucas. Bem, tenho que dizer que sim! Esse filme supera o sexto no quesito quebra-quebra e cenas loucas.

O filme é excelente, muito bem feito, com excelente trilha sonora, com ação o tempo inteiro e tal. Porém devo dizer que... Me decepcionou.

Agora você se pergunta: Oi? Como assim?

Não é que o filme seja ruim, porém eu não o considerei melhor que o sexto. E para falar a verdade eu esperava mais. Mas como assim? Veja bem. O filme tem mais ação e loucura do que o sexto, mas em questão de história eu achei mais fraco, sem falar que perde em vários quesitos para seu antecessor.

Você tem um mercenário (interpretado por Jason Statham) que surge como o cara mais fodão de toda a saga e que deveria ser capaz de ferrar com todo mundo. Daí, depois que o cara mata o Han (que por sinal morreu no outro filme), ele não consegue matar mais nenhum dos membros da equipe e falha repetidamente em tudo que tenta fazer. O cara sai no braço com os dois machões do filme (Dominic Toretto e Hobbs) e perde as duas vezes. Ele perde todos os confrontos contra a equipe do Don (exceto um dos confrontos que por sinal não é ele quem ganha, mas alguém que o ajuda). Enfim, o cara que deveria ser o imbatível na verdade é um vacilão. 

Se compararmos isso com o sexto filme, temos um enredo completamente diferente, onde a equipe de Don é colocada contra a parede e perde todos os confrontos contra o vilão (que deveria ser menos fodão que o vilão do sétimo filme) até finalmente conseguir superar as dificuldades e sair vitoriosa.

Além disso, nesse filme tem uma cena de luta entre mulheres (que os homens adoram, afinal, duas mulheres saindo na porrada é massa pra caralho!), porém, não se iluda. A cena de luta é mais fraca que a do sexto filme. Isso porque a mulher que sai no braço com a Letty é a Ronda Rousey (Uma lutadora campeã de MMA).

Mas por quê o filme foi inferior? Ao meu ver isso se deve ao fato de que Velozes e Furiosos deveria ter acabado no quinto filme (que teve um final excelente) ou no sexto (que também teve um final bom). Mas cinema é um negocio, e produtoras de filmes e presidentes de produtoras não pensam com cabeça de fã, pensam com cabeça de executivo (e enquanto o filme der dinheiro muitos outros virão). Mas o que eu quero dizer com isso? Quero dizer que a saga já chegou no seu máximo, seja na história ou nas cenas ousadas. Esse sétimo filme foi forçado nas cenas de ação e com uma história arrastada (afinal, não tem mais o que contar). E o pior é que a tendência é decair até que façam uma grande cagada e as pessoas deixem de gostar da saga.

Apesar de tudo que eu disse, não pense que esse filme é ruim galera, porque não é. É um filme excelente, muito bom mesmo, e inclusive todo mundo acha ele o melhor da saga (Eu é que sou muito crítico mesmo). E devo dizer que tem uma homenagem para o Paul Walker no fim do filme que vale a pena assistir.

Veredito: O filme é muito bom. Perde para o anterior no quesito história, porém vence no quesito ação e cenas ousadas.

NOTA: 8,5.

É isso galerinha. Espero que tenham gostado, e depois que assistirem ao filme, venham aqui comentar e dizer se concordam ou não comigo. Um grande abraço para todos e até a próxima.

4 comentários:

  1. Entendo seu ponto de vista! Mas acho que o fato de ter tido uma perda no meio das gravações, faz com que eles possam ter se perdido, até por que o diretor declarou há tempos atrás, que o filme e o final dele seria totalmente diferente se não fosse a perda do Paul.

    Eu particularmente assisti esse filme com lado emotivo superior que a história em si. É aquele negócio, não deixa de mexer com a gente. Principalmente quando é uma perda trágica.

    Mas amei seu ponto de vista. Muito bom olhar por outro ângulo.

    Abraços
    Paty (leiturasplus.blogspot.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Paty, minha leitora mais fiel. Fico feliz que tenha gostado do meu ponto de vista. Também vejo razão no seu ponto de vista. Um grande abraço minha querida. E um ótimo fim de semana.

      Excluir
  2. Oi, Vinicius!!!

    Acho que o filme ficou parecido com os filmes de ação dos anos 80: muita pancadaria, explosões e quase nada de história. Mas até que isso foi bom, porque como você disse toda franquia chega num limite e se inventar demais estraga (vide Transformers, que o último filme ainda está entalado na minha garganta).

    Embora o fato de perder um dos atores principais abalou todo o rumo do filme. E daí ficou essa coisa de "Tom e Jerry" entre o vilão e a equipe do Dom. Mas as cenas de ação acabaram compensando.

    Não vi o sexto. Me decepcionei com o terceiro da franquia e parei de assistir Velozes e Furiosos. Só voltei a assistir esse, pois gostei das cenas de ação. Confesso que esperava até menos história. E me surpreendi.

    Teve muitas cenas engraçadas e isso ajudou muito o filme. Como eu disse no começo, parecia enredo da década de 80. Algo ao estilo Duro de Matar, só que com carrões e garotas de biquini, kkkkkkkk

    Abraços

    www.cladassombras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rô. O quarto, quinto e sexto são os melhores da franquia, eu recomendo para você. Concordo com você que a ação compensou. Mas apesar das falhas ainda é um bom filme para passar o tempo e se divertir. Um grande abraço!!!

      Excluir