terça-feira, 15 de julho de 2014

POR QUE VIVER?

Ontem uma pessoa me fez a seguinte pergunta: Por que agente vive? Na hora achei uma pergunta estranha, e sinceramente não tive uma resposta plausível e muito menos satisfatória. Por isso pensei sobre a questão e escrevi essas palavras para expressar o que penso.
Penso essa questão a partir de dois pontos diferentes: O primeiro é a não existência de um Deus, ou seja, um ser superior qualquer que seja responsável pela existência e criação do universo e de tudo e todos que existem nele; O segundo seria a existência de um ser superior, ou seja, um Deus que tenha criado o universo e tudo que existe nele.
Pensando a partir do primeiro ponto de vista temos a ideia de que o universo surgiu do nada, sendo o resultado de inúmeros eventos físicos e químicos que culminaram na formação de toda a matéria que existe. Com a vida não foi diferente, pois todos os seres vivos teriam surgido como resultado de outros inúmeros eventos físicos e químicos que ocorreram completamente ao acaso e que por sorte resultaram no surgimento da vida. Assim, a vida surgiu completamente ao acaso, e levando em conta que a evolução também foi guiada por eventos aleatórios, a nossa simples existência não passa de um jogo do bicho, uma sorte, um simples acaso, e como tal não existe motivo para vivermos, não temos objetivo algum em nossa existência, apenas existimos e ponto final. Sendo assim, não há porque se preocupar com o motivo de viver, ou qual o objetivo da vida, pois tal objetivo não existe, nossa existência é apenas um momento como qualquer outro no tempo e no espaço, não somos mais nem menos, nunca tivemos e nunca teremos objetivo algum, simplesmente existimos.
No entanto, se pensarmos a partir do segundo ponto de vista estaremos admitindo que acreditamos em um Deus qualquer, que criou não apenas o universo mas também os seres humanos e tudo mais que existe. Pensando assim, então o objetivo da sua vida vai da religião que você tem e de qual ser superior você acredita que te criou. Na maioria das religiões acredita-se que existimos para agradar esse ser superior que nos criou, para amá-lo acima de tudo e fazer tudo aquilo que ele determinou, em outras palavras existimos por e para amar esse ser superior, respeitá-lo e obedecê-lo. Assim o objetivo da sua vida gira em torno desse ser superior.
Mas a meu ver, independente do primeiro ou segundo ponto de partida, de termos ou não sido criados por alguém, de termos ou não um objetivo em nossa existência, o nosso objetivo real é VIVER. Não importa se nossa existência é ao acaso ou se foi planejada por alguém, o fato é que existimos e como tal devemos aproveitar essa existência ao máximo, pois independente do porque só temos uma vida e não devemos deixa-la passar sem ser aproveitada, sem ser VIVIDA. Então VIVA!!!!!!!!!!!
Por: VINÍCIUS VIEIRA DE FARIA.
Em 15/07/2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário