domingo, 15 de março de 2020

Consultas Indesejadas Com O CIRURGIÃO

Livro: O Cirurgião.
Autora: Tess Gerritsen.
Série: Rizzoli & Isles.
Editora: Record.
Lançamento: 2001.
Páginas: 384.
Resenhista: Vinícius Vieira de Faria.
Data da Resenha: 15/03/2019.


Sinopse: Neste livro assustador, Tess Gerritsen narra o rastro de sangue deixado por um assassino cruel.
O agressor entra na casa de suas vítimas na calada da noite e segue até o quarto delas. Mergulhadas em sono profundo, as mulheres ignoram que irão acordar para um terrível pesadelo...
A precisão com que ele investe contra as mulheres, somada à crueldade da agressão - o útero das vítimas é arrancado -, sugere que o responsável pelas atrocidades seja um médico psicopata. Os jornais de Boston passam então a chamá-lo de "O Cirurgião".
Os detetives designados para investigar o caso, Jane Rizzoli e Thomas Moore, tem uma única pista: a Dra. Catherine Cordell, vítima de uma agressão com as mesmas características. Dois anos antes, a médica conseguiu escapar das garras do assassino com dois tiros fulminantes.
Parece, no entanto, que "o Cirurgião" está recriando com a mesma precisão o pesadelo vivido por Catherine. Pistas deixadas nas cenas dos crimes indicam que o psicopata tenta se aproximar da médica.
A cada novo crime, o assassino provoca Catherine, a única que pode ajudar na solução do mistério.



Em O CIRURGIÃO, TESS GERRITSEN nos apresenta um Thriller Médico assustador, com estilo e características muito peculiares, talvez únicas dentro do gênero, criando uma narrativa empolgante e estimulante, cheia de suspense e de muitos (muitos mesmo...) momentos que beiram o campo do sinistro.

Além do enredo que envolve e prende o leitor, os personagens são muito bem desenvolvidos, cada um ao seu modo, apresentando características, sonhos, medos e, principalmente, traumas singulares, todos convergindo para o enriquecimento e desenvolvimento da narrativa, o que resulta no trabalho maravilhoso que é entregue ao leitor.

Outro aspecto singular da obra é a introdução, de forma muito inteligente, do leitor na mente do assassino, o que acontece já na primeira página, levando aquele a conhecer e a se interessar  ainda mais pelo CIRURGIÃO, que, muito embora só vá ser apresentado oficialmente no final da narrativa, torna-se um dos personagens mais complexos e interessantes de toda a história.

O CIRURGIÃO é um livro interessante e empolgante do início ao fim, com um desenvolvimento sólido e contínuo, e com um encerramento que pode ser descrito simplesmente como fantástico, cabendo aqui aquela frase clichê: "Cara, eu não conseguia parar de ler".

Porém, o aspecto mais cativante do livro é, nada mais, nada menos, que a personagem principal, a Detetive Jane Rizzoli, que, embora divida espaço com outros dois bons personagens, o Detetive Thomas Moore e a Dra. Catherine Cordell (além do Cirurgião é claro), é a personagem mais interessante, envolvente e cativante, sendo testada como policial, como mulher, como filha, como ser humano ..., bom de todas as formas imagináveis. E no final, só o que se pode dizer é: "Eu amo essa mulher".

O CIRURGIÃO é uma obra sombria e assustadora, com momentos que farão passar calafrios na sua espinha, recheada de suspense, traumas, desafios pessoais, superação e até uma pitada de romance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário