sexta-feira, 27 de março de 2020

Confie Nas Suas Ideias.

O ser humano é uma espécie deveras criativa, eivada de grande imaginação, característica tal que possibilitou o crescimento e o desenvolvimento da sociedade humana de uma espécie frágil e vulnerável, não apenas diante de outros organismos, mas também diante do meio ambiente, no grupo dominante no planeta Terra.

Tal característica só é limitada pela própria imaginação do ser humano e pela falta de confiança que as pessoas tem em si mesmas e na sua própria inteligência e criatividade.

O ser humano é empreendedor por natureza, vide. o número de empresas que existem no mundo hoje, a quantidade de invenções que surgiram ao longo da breve história da humanidade, algo nunca visto anteriormente nos aproximadamente 4.5 bilhões de anos de existência deste planeta azul, sem mencionar as incontáveis ideias e empreendimentos que surgem diariamente, vindas dos lugares mais inesperados e das pessoas mais inusitadas.

Porém, o fato é que todas as invenções da história humana e mesmo tudo que temos hoje em nossa sociedade, são uma parte ínfima do que o homo sapiens poderia ter criado.

Digo isto sem medo de errar, porque certamente a maior parte das boas ideias não passaram disso, ideias! Que nunca saíram da cabeça de quem as teve.

E o mais triste disso é pensar na quantidade de coisas boas que poderiam ter sido criadas, que poderiam estar gerando bons frutos para as pessoas, mas que não chegaram a existir.

E mais triste ainda é pensar nos motivos pelos quais muitas dessas ideias nunca saíram do imaginário.

Algumas pessoas não implementam suas ideias por medo de errar, por medo de não dar certo, por medo de serem criticadas, ou pelo fato de simplesmente não terem recebido apoio de ninguém, ou por alguém ter dito que era uma idiotice, que não daria certo. 

E isso gera uma perda incalculável para a pessoa dona da ideia e, sobretudo, para a humanidade.

Recentemente, ouvi uma história que me deixou perplexo, e que aqui compartilharei:


"Uma mãe chega no filho e diz:

- Filho, tive uma grande ideia!

O filho responde:

- É mesmo mãe? Me diga que ideia foi essa?

A mãe então, conta ao filho a sua ideia:

- Vou criar um canal no You Tube onde vou ensinar as pessoas a arrumarem a casa.

O filho fica surpreso com o que ouve e então fala para a mãe:

- Mãe, essa ideia não é boa. Ninguém vai querer assistir vídeos sobre isso. Qualquer pessoa sabe arrumar uma casa. Será uma perda de tempo.

A mãe, diante da resposta do filho, desanima, fica triste e abandona a ideia por completo.

Passados alguns meses, o filho participa de um evento de empreendedores e conversando com um dos participantes mais "badalados" do evento, pergunta qual foi a grande ideia do rapaz, que lhe responde com alegria e entusiasmo:

- Cara, eu criei um canal hiper badalado em que ensino as pessoas a arrumarem a casa.

O queixo do filho cai. A ideia de sua mãe, abandonada por culpa dele, foi pensada por uma outra pessoa, que agora estava colhendo os frutos que poderiam ser da mãe dele."


Eu sei que pode parecer uma história boba, e que a ideia daquela mulher pode não ser tão legal e interessante, mas perceba que é exatamente nesse ponto que quero chegar, a pessoa teve a ideia, e não a colocou em prática, porque alguém não achou que era "legal" o suficiente, ou que "não valia a pena", e por isso, perdeu-se uma oportunidade de ouro, e certamente, o arrependimento desse filho e dessa mãe são muito maiores do que se tivessem implementado uma ideia ruim.

Dito isso, confie na sua criatividade. Quando você tiver uma ideia, mesmo que pareça boba, ou mesmo que você não receba o apoio de ninguém, ou mesmo se as pessoas disserem que não vai dar certo, não desista.

Confie em você, trabalhe duro e invista nos seus sonhos, e você colherá os frutos.

E não tenha medo de errar. 

Muitas ideias brilhantes, muitos sonhos maravilhosos, e muitos trabalhos geniais são abandonados pelo simples medo de errar.

Nós, seres humanos, somos uma espécie criativa, então, escute a sua imaginação, invista nas suas ideias, deixe elas fluírem, e realize todos os seus sonhos.


Por Vinícius Vieira de Faria
Escritor
Em 27/03/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário