quinta-feira, 4 de setembro de 2014

CRÍTICA DO LIVRO: FALSA SUBMISSÃO


Sinopse: Chicotes, roupas justas de vinil negro, um cachorro dinamarquês. O prazer bizarro do sadomasoquismo não fazia muito sentido para Nora Tibbs, jornalista de uma cidadezinha da Califórnia. Isto até o brutal assassinato da irmã. Obcecada pela ideia de encontrar o criminoso, Nora se deixa conduzir pelo misterioso M. por um mundo de jogos perversos, sem regras ou limites, descobrindo os desejos mais primitivos e sensações antes inimagináveis. Atraída pelo magnetismo excêntrico de M., ela só não desconfia que a morte acompanha seus passos e pode até estar ao seu lado, na cama. Suspense com altas doses do mais inusitado tipo de erotismo estão em Falsa Submissão, uma história perturbadora que marca a estreia literária da americana Laura Reese.

Você pode estar pensando que não estou sendo muito original em escrever sobre um livro erótico, pois afinal eles estão tão na moda hoje em dia, grande parte das pessoas leem erotismo e o tema pode até já ser considerado batido.  Mas a verdade é que essa crítica não é para incentivar você a ler livros eróticos, ou fazer você gostar do tema. A minha real intenção é falar sobre um livro excelente e estimular as pessoas a lerem-no, pois a verdade é que vale muito a pena.

Falsa Submissão é o romance de estreia da escritora Laura Reese. O livro foi publicado no ano de 1996 pela Editora Record e posteriormente no ano de 2012 foi feita uma nova edição pela mesma editora.
Sobre a obra o que posso dizer é que não se trata de uma daquelas histórias de erotismo que estamos acostumados a ver, onde o autor foca simplesmente na sexualidade e praticamente faz um pornô literário, ou um daqueles livros onde a mulher é completamente banalizada, utilizada como objeto sexual para atrair leitores (masculinos) sendo submetida a um tratamento de verdadeira “piranha” ou a um tratamento de simples submissão. Não, falsa submissão não é esse tipo de livro. Sabe caro leitor, nessa obra você irá encontrar várias “cenas” eróticas sim, submissão e sadomasoquismo, mas a questão é que a história não se foca apenas nisso, e principalmente o erotismo não é o ponto central da produção.

Na verdade em Falsa Submissão você irá encontrar mistério, suspense e investigação. Além disso, devo dizer que o livro foi muito bem escrito, tem uma narrativa muito bem construída e personagens sólidos que preenchem a história de forma satisfatória. O livro trás um mistério o qual será investigado pela personagem principal, e para conseguir solucioná-lo ela deverá entrar no mundo do sadomasoquismo. Assim, temos uma história a qual o eixo central é o suspense e o erotismo vem como uma forma de complementação da história e não seu eixo principal.

O livro é recomendado para pessoas que tenham pelo menos 16 anos sendo ideal para maiores de dezoito. Recomendo-o aos amantes não só do erotismo, mas também aos amantes de romance policial. Devido a excelência da história, a narração bem construída e ao fato de não se prender apenas no erotismo dou uma nota 9,5 para o livro.

Espero que tenham gostado e até a próxima.

Por VINÍCIUS VIEIRA DE FARIA.
Em 03/09/2014.


6 comentários:

  1. Oiii. Concordo com vc, que o estilo erótico já virou modinha. Infelizmente. Mas fiquei feliz que o livro seja mais antigo, isso significa que ele não pertence a onda de agora.
    Fico feliz tbm que o foco não seja apenas o sexo e as mulheres não sejam banalizadas. Isso mostra que o livro é diferente.
    Pq como vc mesmo disse, alguns são quase pornograficos.
    Não me interesso por esse tipo de leitura, mas se precisasse ler algo do estilo, agora eu leria esse.
    Abraços
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece ser bom sem ser clichê.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, bom tudo, Vinicius
    Eu vim aqui, neste domingo, lhe trazer um verso, para você, refletir comigo:

    I
    Lágrimas despejadas, amargas, em desobrigas de ir embora.
    E já não basta terços, rezas e patuás, que outrora consolava
    Em rodas de ritos, a cólera maldita, assobiante com o ebola
    Agride a terna Mãe África, desesperada, pelos filhos, chora.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Eu estava aqui procurando um romance policial, e olha onde fui parar?! No seu blog. " Romance, mistério, suspense e investigação" PARA TUDO! é isso que quero!! Fala sério quando descreve assim?! Sua resenha já faz tempo, mas, só agora pesquisando loucamente um romance policial, achei essa resenha.
    Acho que vou investir na leitura. Vou adicionar na lista do Skook.
    Amei a resenha, você me convenceu. Estou empolgada.
    Abraços
    Paty (leiturasplus.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty. Fico super feliz que você tenha gostado da resenha e que tenha se interessado pelo livro, afinal era esse o meu objetivo.
      Espero que goste e me conte depois o que achou do livro.
      Espero que esteja bem.
      Um grande abraço!!!

      Excluir