quarta-feira, 7 de julho de 2021

Resenha da Serie SWEET TOOTH [1º Temporada]

Sinopse: Em uma perigosa aventura em um mundo pós-apocalíptico, um adorável menino-cervo sai em busca de um novo começo na companhia de um protetor rabugento.


Sweet Toth


O que acontece quando um grave problema de escala global acomete a espécie humana e ameaça as vidas da maioria das pessoas?

Sweet Tooth nos apresenta uma perspectiva de como tal problema influenciaria a humanidade, assim como esta reagiria diante de uma calamidade global:

Medo;

Desconfiança;

Traição;

Controle;

O fim da razão;

Caos...

Esses são alguns dos elementos escancarados na obra, explorados de uma forma extremamente crua e visceral, principalmente se levarmos em consideração sua baixa faixa etária, para 14 anos.

A abordagem da serie fica ainda mais interessante quando contrastada com o mundo real e com seu atual contexto, em que se destaca um certo probleminha biológico global que "surgiu" no início do ano de 2020, bem como a reação das pessoas, dos grupos, das classes sociais, das Instituições, e dos Governos mundo afora.

Assim, Sweet Tooth destaca-se no cenário do entretenimento como um dos principais e mais interessantes lançamentos de 2021 até o momento, apresentando um bom enredo, personagens cativantes, uma miríade de gêneros (aventura, fantasia, ficção científica, terror e mistério) que enriquecem a obra, além da vantagem de ter sido lançado na época perfeita para a abordagem de sua história. Certamente uma jogada de mestre.

Sweet Toth


MAS DO QUE TRATA A HISTÓRIA


O Mundo de Sweet Tooth é atingido por um vírus brutal, o 'flagelo', que massacra a população de uma forma terrível, reduzindo drasticamente o número de indivíduos e submentendo a humanidade a sofrimentos terríveis, não apenas àqueles decorrentes diretamente da doença causada pelo vírus, mas também a inúmeros outros resultantes da ação humana quando submetida a uma situação de estresse drástico.

Concomitante a isso, nascem inúmeras crianças híbridas de humanos com animais pelo mundo. O personagem principal, Gus, é uma dessas crianças, sendo um híbrido de humano com cervo.

O nascimento dessas crianças é visto com desconfiança, pois a humanidade não sabe se elas são um resultado da ação do vírus ou se as próprias causadoras da ameça biológica, desencadeando o que há de pior no ser humano, e resultando em uma atrocidade de congelar o sangue nas veias.

O QUE MAIS É OFERECIDO PELA OBRA


Apesar de ser ambientada em um universo pós-apocaliptico, nem tudo é sofrimento na série. A mesma é recheada por diversos momentos de ternura, alegria, aventura, diversão e até fofuras, tendo em vista que as crianças híbridas são muito lindas e interessantes.

Gus, o personagem principal, um garoto-cervo, escapou das atrocidades decorrentes do 'flagelo', graças ao seu pai, que o protege dos perígos do mundo. Porém, depois de algum tempo, assim como acontece com qualquer criança que vai crescendo, Gus passa a se interessar pelo mundo, e seu desejo de aventura começa a crescer de forma desenfreada, bem como sua vontade de encontrar e conhecer um certo alguém. Esses elementos abrem caminho para a "grande aventura" da trama.

Além disso, como híbrido e personagem principal que é, Gus é rodeado por um ou por alguns segredos ou mistérios, que contribuem para o desenrolar da história.

Sweet Toth


PERSONAGENS


No decorrer da história, somos apresentados a diversos personagens, de modo que a narrativa acompanha pelo menos três arcos principais de acontecimentos, intercalados por momentos no presente e no passado e que se desdobram também em sub-arcos que contribuem para o entendimento de toda a história.

Embora esse arcos tendam a se convergir para um futuro e inevitável encontro, a escolha por abordar a história em diferentes perspectivas enriquece o enredo e contribui para evitar o cansaço por parte do telespectador, já que a narrativa está sempre se alternando, ofertando diferentes elementos para quem está acompanhando a obra.

Além disso, outro acerto do enredo é a construção das histórias dos demais personagens de uma forma tão interessante ou até mais do que a de Gus, contribuindo de forma brilhante para a trama.

Sweet Toth


O QUE ESPERAR PARA A PRÓXIMA TEMPORADA


Toda a construção e a abordagem da primeira temporada contribuem para que Sweet Tooth seja uma das melhores séries lançadas até o momento neste ano de 2021.

A obra tem bons personagens, um problema central interessante, arcos e histórias cativantes, e um final com alguns execelentes ganchos para a próxima temporada.

Entretanto, considerando o histórico de séries, principalmente as da Netflix, a tendência é que a próxima temporada seja um pouco menos interessante que a primeira, devido a alguns fatores que poderão impactar a obra:

1. PERDA DO FATOR NOVIDADE:


Não é mistério para ninguém que tudo aquilo que é novidade é mais interessante para nós, seres humanos. E no quesito séries, essa é uma verdade quase que absoluta. Quantas vezes foram lançados seriados que conquistaram o público de uma forma arrebatadora, mas que com o passar das temporadas ficaram cada vez mais repetitivas, sem graça, sem apelo, sem cativo junto aos fãs. Esse certamente será um obstáculo a ser superado pela próxima temporada de Sweet Tooth.

2. GANCHOS E EXPECTATIVA:


O final da temporada deixou alguns, ou melhor, vários ganchos para a continuidade da obra. Além disso, a história, personalidade e passado dos personagens foram muito bem explorados nesse primeiro momento da série. 

Diante disso, por conta do hype criado, a tendência é que a série tente se superar, buscando a velha fórmula do "mais e maior é melhor", ou seja, apresentar acontecimentos maiores, mais explosivos, mais mirabolantes, na tentativa de manter o interesse, porém sem agregar nada de novo e sem nem conseguir explorar de forma satisfatória os elementos já inseridos na trama.

A outra possibilidade é que os produtores não utilizem esse aspecto apelativo do quanto "mais e maior é melhor", mas acabem não conseguindo ofertar um enredo cativante que atenda as expectativas criadas com a primeira temporada e principalmente com os ganchos de seu final.

ACALME-SE, NEM TUDO PRECISA SER PESSIMISMO


Felizmente, a obra é baseada em quadrinhos da DC COMICS, de modo que existe uma boa base para a construção da continuidade da série. Logo, se for bem adaptada pelos produtores, a tendência é que a continuação seja extremamente satisfatória e muito bem sucedida junto ao público.

NOTA FINAL


A série apresenta bons personagens, vários elementos de diversos gêneros que são bem abordados, e um enredo contextualizado com o mundo real, proporcionando ao telespectador a oportunidade de realizar uma boa reflexão pessoal e sobre o mundo, ou apenas um momento pipoca com a família.

⭐⭐⭐⭐✰

Já assistiu a série? Deixe nos comentários o que achou. Se gostou da resenha, compartilhe para ajudar na divulgação do meu trabalho. Clique na barra lateral e visite as minhas redes sociais.

Um grande abraço e até a próxima.

Por Vinícius Vieira de Faria
Escritor, Blogueiro e Criador de Conteúdo Digital
Em 07 de julho de 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário