domingo, 20 de junho de 2021

The Witcher: Resenha da Série - 1ª Temporada

The Witcher é uma série de Ação e Aventura da Netflix, baseada na obra literária de Andrzej Sapcowski. Foi lançada em 2019 na Netflix, e conta hoje com uma temporada, composta por oito episódios.

 Sinopse

 

Geralt de Rivia, um mutante caçador de monstros, sai em busca de seu destino em um mundo turbulento, onde as pessoas podem ser mais perversas que as criaturas selvagens.


Em The Witcher, acompanhamos uma trama ambientada na era média, com as histórias desenvolvendo-se em torno da jornada de Geralt de Rivia (Henry Cavill), personagem principal da trama.

The Witcher
The Witcher. Foto de Geralt.


Geralt é um Bruxo, que no contexto da trama, trata-se de um humano mutante, que vive de caçar e combater monstros e criaturas míticas, tendo algumas habilidades que fazem dele uma espécie de herói, mas que devido a suas "diferenças" com o restante da humanidade, acaba por ser tratado como um pária, ou seja, apenas mais um monstro que tem alguma serventia para os humanos.

Ao longo da série, acompanhamos os diversos relacionamentos, ou tentativas de relacionamentos, de Geralt com as outras pessoas, o que acontece em choque com sua personalidade "difícil", que tende a dificultar muito a tarefa para qualquer indivíduo que tente se aproximar do bruxo.

Entretanto, a série não fica restrita apenas a figura de Geralt, nos apresentando outros personagens que tem suas histórias também bem exploradas. Na verdade, em alguns episódios, o bruxo praticamente não aparece, de modo que ocorrem diversas mudanças no enfoque da narrativa, o que contribui para que o espectador não fique cansado ou desgastado com uma abordagem repetitiva e massiva sobre um único aspecto ou personagem da trama.

Dentre os outros personagens que aparecem, temos destaque claro para Yennefer (Anya Chalotra), Ciri (Freya Allan) e Dandelion (Joey Batey).

Yennefer é uma personagem extremamente interessante, e a personagem que tem o melhor arco ao longo dessa primeira temporada, tendo não apenas a melhor história entre os personagens, mas sendo também a que é melhor explorada e que sofre a maior evolução ao longo da trama.

Quanto a Ciri, esta tem um papel muito importante ao longo da temporada, porém, seu desenvolvimento é mais lento, ocorrendo como uma forma de preparação e desenvolvimento da personagem para ser melhor explorada durante as próximas temporadas da série.

Já Dandelion, é o personagem que funciona como alívio cômico, contrastando com a personalidade ácida de Geralt. Tem uma boa importância para o desenvolvimento da obra, contribuindo para a ocorrência de alguns dos principais motores da história.

The Witcher
The Witcher. Foto de Geralt, Yennefer e Ciri.


Porém, apesar da relevância e do excelente trabalho de desenvolvimento desses personagens, suas histórias acabam estando ligadas diretamente à trajetória de Geralt, de modo que o motivo de se contar suas histórias é praticamente para construir elementos relacionados ao bruxo, com exceção, talvez, de Yennefer, que é a personagem mais bem explorada durante a temporada, e cuja existência na série é quase que independente de Geralt, ou seja, se suas histórias não se cruzassem de forma alguma, o arco da feiticeira continuaria existindo e sendo interessante.

Outro aspecto muito interessante dessa primeira temporada é que foi contada em uma trajetória não linear, não apenas cruzando as histórias dos personagens principais, como também entrelaçando momentos do passado com o presente, o que tornou a narrativa muito mais rica, embora algumas pessoas possam ter dificuldade à princípio para entender a história.

Do que gostei


The Witcher é uma série de fantasia ambientada na Europa Medieval, recheada de elementos presentes em outras obras como O Senhor dos Aneis, Gerra dos Tronos e Harry Potter, tais como: Bruxos, Feiticeiras, Monstros, Elfos, Castelos, Guerra, Aventura e muito mais.

O figurino da série, bem como a ambientação, são apaixonantes, cumprindo o objetivo de nos mergulhar na história e de fato nos levando para a terra média.

Dentre os personagens, destaque para:

1. Yennefer:


É a personagem mais bem trabalhada e com melhor arco de toda essa temporada.

The Witcher
The Witcher. Foto de Yennefer.



2. Dandelion:


Dandelion é o personagem alívio cómico da história, mas também é o responsável por compor as músicas da série, aquelas típicas músicas de filmes medievais, que contam histórias de heróis, com muitas rimas e ritmo alegre. Suas aparições cantando e compondo músicas foram simplesmente alguns dos momentos mais divertidos e alegres da temporada.

3. Plotka:


A égua de Geralt tem papel fundamental em The Witcher, aparecendo em diversos momentos, sobretudo como parceira de conversa do bruxo, de modo que alguns dos poucos momentos em que conseguimos nos aprofundar na personalidade e sentimentos do personagem principal são justamente em seus monólogos com a égua.

Do que não gostei


A aparição dos Elfos ocorreu por pouquíssimo tempo de tela, de modo que não foram muito explorados, embora Elfos sejam alguns dos personagens mais interessantes de qualquer obra do gênero. Apesar disso, acredito que foi uma escolha consciente dos produtores, a fim de trabalhar essa raça de forma mais profunda nas próximas temporadas.

Outro aspecto que não gostei foi a pouca exploração que deram para Aretuza, a escola de magia que aparece na série. Nessas histórias medievais, um dos aspectos mais interessantes são justamente os feiticeiros e magos, porém, nessa obra, tais personagens não são muito explorados. Torçamos para que isso mude na próxima temporada.

Aprendizado Com A Obra


Durante a trama, podemos acompanhar diversos atos de violência e maus tratos de alguns personagens contra outros, não apenas de seres humanos contra outras raças, mas também entre os próprios humanos.

Com isso, vemos como a humanidade pode ser cruel e repleta de veneno, e o aprendizado que fica é o de nunca fazer isso com outras pessoas, buscando sempre a empatia e o amor ao próximo.

Segunda Temporada


A Segunda Temporada da série sofreu alguns atrasos, devido a grave crise sanitária que tem assolado o mundo no último ano. A previsão é de lançamento no segundo semestre de 2021, conforme postagem do Site Omelete.


Espero que tenham gostado da postagem. Compartilhem para ajudar no meu trabalho e visitem as minhas redes sociais. Obrigado e até a próxima!!!


Por Vinícius Vieira de Faria
Escritor e Blogueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário